"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

sábado, julho 30, 2011

O que é o CRACK?

O crack é cerca de cinco vezes mais potente que a cocaína, sendo também relativamente mais barata e acessível que outras drogas, o crack tem sido cada vez mais utilizado, e não somente por pessoas de baixo poder aquisitivo, e carcerários, como há alguns anos. Ele está, hoje, presente em todas as classes sociais e em diversas cidades do país. Assustadoramente, cerca de 600.000 pessoas são dependentes, somente no Brasil.

Tal substância faz com que a dopamina, responsável por provocar sensações de prazer, euforia e excitação, permaneça por mais tempo no organismo. Outra faceta da dopamina é a capacidade de provocar sintomas paranoicos, quando se encontra em altas concentrações.

Perseguindo esse prazer, o indivíduo tende a utilizar a droga com maior frequência. Com o passar do tempo, o organismo vai ficando tolerante à substância, fazendo com que seja necessário o uso de quantidades maiores da droga para se obter os mesmos efeitos. A partir dai começa os furtos, roubos dentro de casa e com o passar do temo os furtos, assaltos e roubos ficam frequentes e com mais agressividade devido o uso da droga. Apesar dos efeitos paranoicos, que podem durar de horas a poucos dias e pode causar problemas irreparáveis, e dos riscos a que está o sujeito; o viciado acredita que o prazer provocado pela droga compensa tudo isso. Em pouco tempo, ele virará seu escravo e fará de tudo para tê-la sempre em mãos. A relação destas pessoas com o crime, por tal motivo, é muito maior do que em relação às outras drogas; e o comportamento violento é um traço típico.
Neurônios vão sendo destruídos, e a memória, concentração e autocontrole são nitidamente prejudicados. Cerca de 30% dos usuários perdem a vida em um prazo de cinco anos - ou pela droga em si ou em consequência de seu uso (suicídio, envolvimento em brigas, “prestação de contas” com traficantes, comportamento de risco em busca da droga – como prostituição, etc.). Quanto a este último exemplo, tal comportamento aumenta os riscos de se contrair AIDS e outras DSTs e, como o sistema imunológico dos dependentes se encontra cada vez mais debilitado, as consequências são preocupantes.
Superar o vício não é fácil e requer, além de ajuda profissional, muita força de vontade por parte da pessoa, e apoio da família. Há pacientes que ficam internados por muitos meses, mas conseguem se livrar dessa situação.
Sabemos que este tipo de droga e necessário que toda a rede esteja funcionando, porque envolve a saúde, segurança pública e assistência social e educação. Precisamos trabalhar de forma conjunta na base deste problema, atuar nas vilas, favelas e nos bairros para que possamos diminuir estes índices alarmantes que vem acabando com a nossa população jovem.
Precisamos atacar os pontos de maior urgência que podem ser primordiais para o desenvolvimento humano e a qualidade de vida, se atuarmos na melhoria das moradias, saneamento básico, educação, trabalho e geração de renda.
Com uma população em torno de 605.000 habitantes, onde 40% dessa população e de crianças, jovens e adolescentes. Precisamos nos mobilizar, para tirarmos esses indivíduos das ruas e do convívio com as drogas, sejam eles usuários ou traficantes. Se não fizermos nada, estaremos acabando com famílias inteiras.
Por: Alex Gomes
NOTA EXPLICATIVA: Os administradores do Blog dos Agente pedem desculpas ao Agente de Segurança Socioeducativo ALEX GOMES pelos erros na publicação dos creditos de postagens anteriores. Onde se lê Alex Batista na verdade é ALEX GOMES, Agente de Segurança Socioeducativo do Cead em Contagem/MG.
Foto: Reunião com o então recem nomeado Secretário de Estado de Defesa Social Lafaette Andrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.