"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

domingo, julho 03, 2011

A Pena para adolescente infrator deve ser aumentada?

Karyna Sposato e Paula Miraglia*

Ainda que não seja novidade no contexto das grandes metrópoles, os recentes episódios de violência recolocaram o tema da punição para menores de 18 anos de volta à cena, com centralidade. Em meio a opiniões inflamadas e posições politicamente oportunistas, ressuscita-se o debate da redução da idade penal e, com ele, a necessidade ou não de mudança do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Indagar se a pena de um adolescente deve ser aumentada significa antes de tudo, perguntarmos o que buscamos com a internação de um menor de 18 anos. O que esperamos da punição? O que queremos do tempo da punição?

De fato, reverbera no debate público e em nossa sociedade de espetáculo da violência que o castigo, a vingança pública e a retribuição possam alegoricamente combater e prevenir de forma eficaz o crime. Se o recurso estritamente punitivo de fato representasse a solução, teríamos um número pequeno de adultos cometendo crimes graves – o que lamentavelmente não podemos enxergar nos dados da realidade. E no sentido contrário, se o envolvimento de adolescentes com o crime se explicasse unicamente pela falta de severidade na punição, seriam mais numerosos os adolescentes infratores e mais graves seus atos infracionais.

Portanto, o aumento da duração da internação não guarda relação direta de causa e efeito com a redução da prática de atos criminosos por adolescentes. Em outras palavras, aumentar a pena de um menor de 18 anos não é garantia de que teremos uma diminuição no número de adolescentes infratores nas estatísticas criminais. Nesse sentido, é imprescindível ter claro o que de fato objetivamos. Podemos e devemos discutir o tempo de internação como uma das questões a serem reformuladas no sistema de justiça da infância e juventude, mas não se trata da única, nem da mais importante. Concentrar o debate e a busca de soluções no tempo de duração da medida imposta ao jovem acaba por ocultar uma dimensão extremamente relevante: a qualidade da internação e suas finalidades. Porque seja depois de 3, 5 ou 10 anos, o adolescente irá retornar ao convívio social e se a sociedade brasileira não apostar e trabalhar para que esse processo seja bem sucedido, estará atentando contra seu próprio futuro.

A internação é a medida mais severa no conjunto das medidas previstas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e, por isso, constitui-se na última opção a ser aplicada pelo juiz, devendo ainda necessariamente, corresponder à gravidade do ato infracional cometido. A discussão da duração desta privação de liberdade, com efeito, repercute no sentido de proporção entre o que foi praticado pelo adolescente e as conseqüências que irá sofrer – um dos princípios básicos decorrentes da legalidade no Estado Democrático de Direito.

E falar em proporcionalidade, se partimos de um exercício lógico, implica considerar que de um lado 3 anos podem ser insuficientes para responder a um crime de sangue, mas, de outro, são demasiadamente excessivos em se tratando dos chamados crimes de bagatela ou menor potencial ofensivo.

Em resumo, se a pena de um adolescente pode ser aumentada, ela, do mesmo modo, deve poder ser diminuída, a depender da natureza do ato cometido.

Parece incontestável que o ECA precise de uma revisão, mas também inegociável que eventuais alterações sejam equilibradas e dosadas pela promessa de uma sociedade mais justa e mais segura.



*Karyna Sposato e Paula Miraglia são diretoras-executivas do Instituto Latino-americano das Nações Unidas para a Prevenção do Delito e Tratamento do Delinqüente (Ilanud)


Fonte:http://www.promenino.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.