"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

sexta-feira, julho 15, 2011

Quase um quarto das fumantes grávidas escondem o vício

Por Nicholas Bakalar
The New York Times

Quando mulheres grávidas são questionadas se fumam, quase um quarto das fumantes nega o hábito.

Usando dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição, conduzida entre 1999 e 2006, pesquisadores relatam no "American Journal of Epidemiology" que 13 por cento de 994 mulheres grávidas e quase 30 por cento de 3.203 mulheres não grávidas em idade reprodutiva eram fumantes ativas.

Entre as fumantes grávidas, 23% informaram não fumar, apesar dos altos níveis de cotinina (um indicador biológico da exposição ao tabaco) mostrarem o contrário. Mais de 9% das fumantes não grávidas também mentiram sobre isso.

Os autores admitem que os níveis de cotinina podem subir devido ao fumo passivo, e que o nível exato de cotinina no sangue que indica que uma mulher grávida é fumante ainda não é conhecido. Porém, as mulheres grávidas metabolizam a cotinina muito mais rapidamente que as mulheres que não esperam bebê, então o índice pode, na verdade, ter sido subestimado.

A principal autora do estudo, Patricia M. Dietz, epidemiologista dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, disse que a mentira das mulheres provavelmente está ligada à vergonha. "O tabagismo tem sido estigmatizado", disse a pesquisadora. "Elas não querem ser castigadas". Mas esconder o vício não é a solução, disse ela. A saída é realmente deixar de fumar.
Tradutor: Gabriela d'Ávila
Fonte:http://noticias.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.