"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

terça-feira, abril 24, 2012

Denúncias de boicotes

Com medo de demissão, agentes estariam ajudando presos a escaparem

JOANA SUAREZ

Prestes a ter o contrato de trabalho vencido com o Estado, alguns agentes penitenciários temporários estariam boicotando o sistema prisional de Minas, facilitando fugas de detentos como forma de retaliação pelo futuro incerto. Em apenas dez dias, foram pelo menos cinco ocorrências nos presídios, no período entre 8 e 18 de abril. "Os agentes estão com medo de ser mandados embora e estão aceitando corrupção, deixando entrar celulares e armas", denunciou um funcionário que pediu para não ser identificado.

A fonte informou à reportagem que um dos exemplos do boicote foi a apreensão na semana passada de 12 celulares, na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na região metropolitana, uma das unidades que têm o sistema de segurança mais eficaz, como o body scan - que permite visualizar até mesmo drogas ingeridas. A possibilidade de facilitação por parte dos agentes na entrada dos aparelhos é investigada pela Corregedoria da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). A apreensão dos celulares foi confirmada pela Seds, mas o órgão informou desconhecer o boicote.

A partir de junho deste ano, começam a vencer os contratos de 12.232 mil agentes, que podem ser renovados por apenas mais três anos. Além da falta de estabilidade, os temporários reclamam de não possuírem os mesmos direitos que os concursados, como a aposentadoria pelo Estado após 30 anos de trabalho e o plano de carreira. Hoje, o número de funcionários contratados é quatro vezes maior do que o de agentes efetivos, que são 3.062. O último concurso realizado pela Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) foi em 2007, quando apenas 1.250 agentes foram contratados.

Os temporários reivindicam a efetivação do cargo e os mesmos direitos dos efetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.